Pastorais



Apostolado da Oração


Como primeiro movimento da paróquia, o Apostolado da Oração conta atualmente com 73 associadas. Em união com a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, procura ser fiel aos princípios norteados dessa organização internacional, muito cara ao coração da Igreja, contando com 50 milhões de associados no mundo, sendo sete milhões no Brasil. Sempre foi um dos movimentos fortes de nossa comunidade.

O Apostolado se reúne da última sexta-feira do mês, às 15h, seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento às 16h30min, participando ainda do Terço e da Missa às 18h.

Ação Social


Através da Diaconia Santo Efrém e da Conferência Vicentina Santa Mônica, nossa Paróquia procura cumprir o mandamento da caridade, por meio da partilha e da solidariedade. Nas missas do último fim-de-semana de cada mês, realizamos a Campanha do Quilo, com a oferta de gêneros de primeira ncessidade. O produto da arrecadação é entregue a entidades caritativas. Na assistência social procuramos sempre dar um sentido positivo da promoção humana do assistido.

A Paróquia recebe e efetua doações nas quartas-feiras à tarde. (Entrada pelos fundos da Paróquia, na Av. Caçapava.)

Batismo

Como Sacramento fundamental, o Batismo marca o início da vida cristã e a inserção do novo cristão na comunidade dos filhos de Deus. Por isso, os pais e padrinhos são preparados por uma equipe de paroquianos que procuram proporcionar um melhor conhecimento da teologia do batismo e de sua celebração, que não é um ato social, mas a aceitação de Cristo mediante o seu seguimento, vivenciando o Evengelho. O Sacramento do Batismo é conferido no segundo e quarto domingo de cada mês, às 09h, seguindo-se a participação na Missa das 10h.


Capelinhas


Mais de trinta, as Capelinhas de Nossa Senhora circulam em nossa Paróquia, numa corrente contínua de oração familiar e comunitária. Cada Capelinha tem como responsável uma missionária, que cuida do andamento normal para que atinja efetivamente as famílias de sua área. As Capelinhas representam a presença amorosa da Mãe de Deus, espargindo suas bençãos aos seus filhos em nossa comunidade.

O encontro das organizadoras das Capelinhas acontece na primeira terça-feira de cada mês às 15h.

Catequese

Desde o início da Paróquia, a Catequese vem se constituindo numa das ações prioritárias de
sua ação eclesial, transmitindo as verdades fundamentais da nossa fé. Ela se dirige aos
diversos setores:


a) preparo das crianças para a Primeira Eucaristia;


b) preparo de jovens e adultos para a Crisma;


c) preparação de pais e padrinhos para o Sacramento do Batismo.


Grupo Família Doce Luz e
Ministério Canto em Missão

O Grupo Doce Luz nasceu em 1998, na Igreja São Sebastião, em Porto Alegre. Nasceu do anseio de jovens, ainda bem jovens, se reunirem para estar mais próximos de Deus. Talvez não soubéssemos bem o que era isso, mas sentíamos que era bom. Era um grupo de amigos que tinha como propósito ser de Deus, estar com Ele e viver para e por Ele. Éramos bem novos em tudo, vivendo muitas mudanças e novas experiências. Em alguns momentos buscávamos sem saber bem o que buscar, ou como fazê-lo. Ali se formou uma família, chamávamos uns aos outros de “Família 
Doce Luz” e vivíamos uma LINDA explosão de sonhos. Além de rezar, já servíamos em atividades paroquiais e também íamos em busca de outros grupos, pregando em retiros e encontros. Sempre tivemos muito forte o carisma musical. Todos músicos, ou adoradores da oração cantada, nos identificávamos com essa forma de rezar e também com o servir através do canto. De 1997 para cá foram muitos festivais, retiros, casamentos, musicais e outros serviços prestados através do canto. Daí, do desejo de sair pelo mundo pregando o amor de Deus através da música, surgiu em 2003 o Canto em Missão, que tinha exatamente esse propósito. 

O tempo passou bem depressa. Em alguns momentos a família se afastou, embora unida pelo “ser família”, na Eucaristia, servindo por momentos em paróquias e grupos distintos, mas servindo. No final de 2011 percebemos que estávamos sempre juntos novamente e que, então, precisávamos voltar a nos reunir para rezar diante do Senhor semanalmente. Hoje, já adultos, percebemos que os laços que o Senhor constrói são laços para sempre. Algumas pessoas foram entrando para a família com o passar dos anos, algumas se afastaram um pouco, ou muito... 
Atualmente temos casais casados, casais de namorados e solteiros que caminham conosco. Temos também as lindas crianças, frutos dos casais, alguns formados no grupo. Doce Luz e Canto em Missão são hoje dois grupos que se fundem: Doce Luz é o grupo que se encontra para rezar, partilhar e viver a graça do ser família de Deus que busca as coisas do ALTO; Canto em Missão é o ministério que serve em diferentes situações através da música de Deus e para Ele (um dos serviços é a missa das 19h dos domingos). 

Já são 15 anos! A família é uma só, o amor é um só, é apenas o fato de que nem toda família serve através do cantar. É uma história linda de diferenças e semelhanças. Irmãos amigos que em Deus vêm construindo a sua história. Pecadores que buscam a cada dia conhecer-se plenamente, trocar histórias de fé e conversão, que é diária. Perseguimos o “ser comunidade”. 
Quando um está para cair, os outros estão para sustentar. Juntos já vivemos perdas familiares, dores inexplicáveis e também conquistas maravilhosas. Insistimos na correção fraterna, difícil e necessária. Como irmãos que somos, ficamos chateados uns com os outros, nos afastamos, discutimos, e, graças à bondade de Deus, sempre de novo percebemos que “quando estamos juntos – e juntos de Deus –, tudo é bem melhor”. Família que Deus nos permitiu escolher e que nos ajuda a cultivar.
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades


Dízimo

Os integrantes deste setor procuram conscientizar os fiéis sobre a importância e o verdadeiro sentido do Dízimo. Além do seu caráter bíblico, é um ato de fé, de gratidão a Deus e da solidariedade fraterna e representa a integração efetiva dos cristãos na comunidade. O fruto do Dízimo é aplicado em favor do culto, na manutenção do templo, na obra missionária e em obras sociais.

Grupos de Oração

A espiritualidade é característica essencial na vida de cada cristão. Por isso, fazemos questão de ser uma comunidade orante, obedecendo ao ensinamento de Cristo: "Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles" (Mt 18,20).



Conheça os grupos

O Semeador - Encontros às quartas-feiras, das 15h às 17h.

Sede Santos - Este grupo se reúne nas quintas-feiras, das 19h às 20h.

Hora de Oração pelos Sacerdortes - tem como finalidade principal rezar pela perseverança e pela santificação dos sacerdotes e pelo aumento das vocações para a vida sacerdotal.

Liturgia

Pastoral Litúrgica é o modo de organizar a comunidade, visando à formação litúrgica, à preparação e à realização de celebrações.
Os encontros de liturgia acontecem na última segunda feira do mês ás 19h.

As funções da Pastoral Litúrgica
* Organizar toda a Liturgia que acontece em uma comunidade. Por isso é preciso organizar a Pastoral Litúrgica em equipes.

* A segunda função é a formação, em dois níveis: a daqueles que fazem parte da Pastoral Litúrgica e a de toda a comunidade.

* A terceira função é a preparação propriamente dita das celebrações. 

Os vários ministérios são

 A presidência da assembléia litúrgica· O serviço do diácono

·O serviço de animação e a participação do povo (o “comentarista”)

·Equipe de acolhimento

·Os ministros da música: salmistas, cantores, instrumentistas, o animador do canto.

·Leitores para a proclamação da Palavra de Deus

·Ajudantes, acólitos, ministros extraordinários da comunhão eucarística

·O cuidado com as crianças

·Sacristãos e zeladores

·O serviço da coordenação (o cerimoniário)



Movimentos


CLJ

Os integrantes do CLJ - Curso de Liderança Juvenil - se reúnem nos sábados, a partir das 15h. Durante o encontro debatem os seus problemas, refletem sobre as suas responsabilidades como cristãos, rezam, lêem a Bíblia, cantam e realizam entretenimentos sadios. Colaboram também na preparação e na direção litúrgica da missa de todos os sábados às 18h.


Focolares

Presente nos cinco continentes, tendo como nome oficial Obra de Maria, o Movimento dos Focolares possui a fisionomia de um pequeno povo, das mais variadas raças, culturas e línguas, que procura ser semente de um mundo mais solidário, de um mundo unido.

Os centros do Movimento para todo o Estado do Rio Grande do Sul têm sedes no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, nos fones: 3332-3498 e 3334-2579.

Ministros
Assim são chamadas as pessoas que são convidadas e preparadas através de cursos para ajudar os sacerdotes. A função dos ministros é principalmente a de levar a Eucaristia aos enfermos e as pessoas que não tem condições de participar das celebrações da Santa Missa nas Paróquias. Também ajudam o sacerdote a distribuir a Sagrada Comunhão nas missas em que haja grande número de fiéis.

A missão dos ministros da eucaristia deve ser:

* Participação constante nas celebrações de toda comunidade;

* Vida Eucarística na Igreja e na vida social;

* União com Cristo pela palavra, leitura e reflexão da palavra de Deus.

Pastoral da Saúde

Leva a palavra de DEUS a nossos irmãos através de visitas domiciliares e hospitalares viabilizando uma assistência espiritual e solidária.

A Pastoral da Saúde se reúne na primeira quinta-feira do mês às 15h.

Missa da Saúde: Toda quinta-feira às 18h

Vocações

A Equipe Vocacional atua intensamente no incentivo às vocações de jovens para o sacerdócio e a vida religiosa. Além das orações, procura canalizar recursos financeiros para a manutenção dos nossos Seminários. Todas às sextas-feiras, às 18h, é rezada a Missa Vocacional, a cargo do sacerdote responsável pelo Serviço de Animação Vocacional de nossa Arquidiocese.

A Pastoral Vocacional se reúne na última sexta-feira de cada mês às 17h.